[FUGSPBR] Capriotti - VPN

Emanoel emanoel em wildcom.com.br
Seg Dez 16 11:50:02 BRST 2002

Eu aconselho você instalar ipsec em cada um nos servidores Freebsd (na
matriz e na filial) e assim a vpn ficaria transparente para as máquinas
clientes, ou seja, não seria necessário que as máquinas que necessitassem
acessar a rede da vpn discassem uma conexão...

E ainda, se você achar necessário melhorar o nível de segurança de sua vpn
você pode instalar o racoon para que a vpn troque a chave de criptografia de
forma dinâmica...

Tem um bom tutorial na página do Edson:

http://freebsd.ag.com.br/sessao10_8_b.html

[]'s
Emanoel

----- Original Message -----
From: Administrator <administrator em neoform.com.br>
To: <fugspbr em fugspbr.org>
Sent: Monday, December 16, 2002 12:12 PM
Subject: [FUGSPBR] Capriotti - VPN

Capriotti e Comunidade,

Quero ligar Matriz e Filial usando a VPN, mas ao ler o artigo do
Capriotti fiquei em duvida. Na Matriz tenho o Freebsd 4.7-Release como
Firewall e Bridge transparente protegendo um NT5
 ( router--Firewall--NT5--rede interna )

E na Filial tenho apenas estacoes Windows
 (router--Windows+firewall) onde pretendo adcionar o Freebsd 4.7 como
servidor de rede e também para esta VPN.

Pergunto, como esta ligacao ficara ativa o tempo todo seria viavel
adcionar IPs no meu Firewall e rodar o MPD nele e fazer o mesmo na filial?
Ou o que me recomendam?

Grato,

Alexsandro M. Donato