[FUGSPBR] Re: [FUGSPBR] teste - Pânico

Rafael rafael em cas.com.br
Sex Dez 27 15:10:23 BRST 2002

Vamos lá...

Bom dia pessoal,

    Sou um cara novato no FreeBSD e já comecei com um baita problema : Kernel Panic... bom, vou lhes contar minha história...

    Tenho um COMPAQ Presario PC com 192M de RAM, 28 G de HD e fui tentar instalar o Free v. 4-5install.iso no micro.

    Após a instalação, na tela de boot escolho a opção F2 (FreeBSD), aparecem um monte de coisas escritas e depois uma mensagem de erro fatal 12:

Fatal Trap 12: page fault while in kernel mode

fault virtual address  = 0x1
fault code                = supervisor read, page not present
instruction pointer    = 0x8:0xc01bd8ef
stack pointer           = 0x10:0xc04b8f6c
frame pointer           = 0x10:0xc04b8f88
code segment         = base 0x0, limit 0xfffff, type 0x1b
                              = DPL 0, pres 1, def32 1, gran 1
processor eflags      = interrupt enabled, reume, IOPL=0
current process       = 0 (swapper)
panic : page fault
syncing disks
done
Uptime : 0s
Automatic reboot in 15 seconds - press a key on the console to abort

    Ok, eu li em alguns docs, FAQ´s, que eu deveria usar aquele "instruction pointer" e usar qlguns comandos como "grep" e outras coisas para tentar decobrir o que há de errado (fazer um backtrace, eu acho). Mas o problema é que eu não consigo usar este comando, porque só existe uma "shell com um ok" com comandos bem reduzidos!  E não dá pra sair de lá!

    Então eu tenho algumas perguntas:

1. O que eu devo fazer para reparar o meu kernel e rodar o Free?
2. Que droga de "ok shell" é aquela?
3. Poderia ser algum problema de compatibilidade da placa-mãe (assim eu nunca vou rodar o Free no meu micro!?)?

Valeu!

Rafael