[FUGSPBR] POR FAVOR....

Alexandre D. Bensi (Aledon) alexandre em dep.ufscar.br
Dom Fev 3 21:44:59 BRST 2002

>     Hoje to usando em meu servidor o qpopper.... to querendo mudar para o
> imap, mas to com alguns probleminhas...
> começando na instalação dele.... fui pelo /usr/ports/mail/imap-uw/
> ta certo ? é isso aí...

Isso mesmo Henrique!

> quando dei o make ele me deu o seguinte erro...  e no final pediu para esse
> comando junto com o make...
> NO_CHECKSUM=yes
> do que se trata ?

Existe uma diferença entre arquivos necessários a instalação existentes em seu diretório /usr/ports/distfiles/ com os especificados no Makefile, mas nem sempre é problema, e como vc notou, ele instalou sem falhas quando vc especificou para não fazer comparações e prosseguir normalmente. É interessante remover arquivos do distfiles pois os pacotes tem dependências, e muitas vezes ele acaba utilizando pacotes já baixados por outros processos.

> bom depois disso ele conseguiu acabar de baixar os arquivos... dae dei make
> install
> até aí beleza... mas para colocar a rodar ele eu mexi no /etc/inetd.conf

Isso, ele copiou alguns arquivos para /usr/local/libexec, basta gerar um comando de linha com esses arquivos segundo o serviço desejado e interagir com o INETD. Algo do tipo:

pop3	stream	tcp	nowait	root	/usr/local/libexec/ipop3d	pop3d
imap	stream	tcp	nowait	root	/usr/local/libexec/imapd	imapd

> ta pronto é só isso aí galera ?
Quase!

O controle default do tcp wrapped é bloquear esses serviços, para abrir para todo mundo coloque as seguintes linhas no /etc/hosts.allow

ipop3d : ALL : allow
imapd : ALL : allow

ou assim:

ipop3d : TUA.CLASSE.C.0/255.255.255.0 : allow
imapd : TUA.CLASSE.C.0/255.255.255.0 : allow

> OBS: tem outra coisa aqui... quais as portas que o ICQ e QUAKE usam... meu
> clientes estão reclamando, pois instalei o firewall e não funciona mais o
> quake nem o ICQ...

ICQ é guloso, usa um monte de portas, além das portas altas (as quais vc devera abrir tanto para TCP e UDP obrigatoriamente 1023-65535) ele usa um outro range com portas baixas, as quais não me recordo ;) Mas é simples, coloque na ultima regra uma chamada para fazer LOG's, e assim vc fica sabendo qual porta vc deve abrir:

/sbin/ipfw add 65XXX deny log all from any to any

Boa sorte!
--
Atenciosamente,
Alexandre D. Bensi (Aledon)