[FUGSPBR] HD

Capriotti capriotti em cee.com
Qua Fev 6 08:56:29 BRST 2002

Na verdade o problema é mais complexo:

Abaixo um pedaço de um dnesg, no servidor de uma migo meu:

>ata0-master: DMA limited to UDMA33, non-ATA66 compliant cable

O FreeBSD não gostou do CABO do HD, porque ele não suporta UDMA 66 e está
usando 33. Mas isso é só para ilustrar.

Vejam este email da freebsd-questions:

> [...]
>sensitive to this than some other O/S's to it.
>2. It can sometimes be fixed by changing to a better quality IDE cable
>3. It can sometimes be fixed by changing (I only know how to do this with
>a particular drive's vendor's downloadable utility) UDMA from 66 to 33
>4. You can simply tell the machine not to try UDMA mode with sysctl.conf
>(though I'm not quite sure how to do this--I did a search on deja and the
>results were conflicting with each other.
>
>Lastly, it can, it seems often be ignored without any real problems.

UMA ressalva:

Esse erro está acontecendo na hora da gravação, e isso é sério.

Para ajudar a soludionar o caso, tem outro email na -questions que sugere
um man ata.

Nele eu rapidamente vi o segiunte:

sysctl -w hw.atamodes=pio,pio,---,dma,pio,---,dma,---,

Não fui atrás de detalhes, mas acho que desabilitando o UDMA você vai estar
seguro.

[]s