[FUGSPBR] HD

Alexandre D. Bensi (Aledon) alexandre em dep.ufscar.br
Qua Fev 6 09:45:37 BRST 2002

A minha maquina (ASUS P5S-B) tem o mesmo problema, não trabalha com
UltraDMA 66, embora os dois HD's (ATA 100 pra variar) suportem ATA66, e
os cabos (vários cabos testados, 4 para ser exato) também. Mas ele
continua se limitando a trabalhar em ATA33.

Agora, fica a dúvida:
 Seria problemas na interação do Free com a controladora, chipset? Será
que esta havendo conflitos de DMA, e não existe um pedido DMA livre? (já
configurei o setup para reservar IRQs e DMAs para "legacy ISA", mas não
obtive exito.

 Em todo caso, vale a dica "reservar IRQs e DMAs para "legacy ISA"",
propostos pelo próprio emanuel da motherboard.

Agora, na minha opnião é um cumulo trabalhar com PIO 4 (~15MB), utilizar
processamento do processador, e ter uma motherboad e HD compatíveis com
DMA, os quais não são muito baratos.

--
Atenciosamente,
Alexandre D. Bensi (Aledon)