[FUGSPBR] Nat+pppoe+ipfw

Thiago Lins thaago em msn.com
Qua Jan 2 21:22:31 BRST 2002

Porque voce nao usa o nat nativo do ppp ?
no seu /etc/ppp/ppp.conf voce coloca "enable nat"
verifica se o firewall esta aberto porque por default o kernel vem com "deny any to any"
dai voce tem que permitir o acesso,
ipfw add allow all from any to any
coloca isso.. se quiser restringir algo.. da uma estudada no ipfw
man ipfw

----- Original Message -----
From: J. W. Gomes
Sent: quarta-feira, 2 de janeiro de 2002 15:40
To: fugspbr em fugspbr.org
Subject: [FUGSPBR] Nat+pppoe+ipfw

Ola pessoal,

Estou com um serviço aqui an emprea rodando em Red HAt o qual com a minha
chegada fiz a proposta de colocarmos FreeBSD.

Sendo assim:

Configurei um addsl usando o pppoe no freebsd, no /etc/defaults/rc.conf
setei:

firewall enable = yes
firewall type = open
nat enable = yes
nat interface = ppp0

Minha bronca é que desse modo qnado tenho pingar pra fora nao conssigo, daí
executo:

ipfw add 2000 allow all from any to any

daí conssigo pingar pra 192.168.31.1 (pagina de conexao do serviço VELOX da
TELEMAR).

porém a rede local (10.0.0.x) na consseguem pingar pra fora =\

- Algum de vcs conhece este serviço?

Obs: estou usando o Free 4,4 segui os passos do freebsd faq porem nao deu,
lá ta ensinando com netgraph sendo que eu coloquei pra rodar com ppoe e
queri fazer pppoe+nat  pelo ipfw.

Minha cabeça tá uma confusão, se alguma alma caridosa puder me dar uma LUZ
ficarei muito grato...

Amplexos...
            wilson em w3tecnologia.com

----