[FUGSPBR] IPFW HOW-TO

Patrick Tracanelli eeviac em fatectq.com.br
Sáb Jan 5 17:19:02 BRST 2002

 Hail;
 Gostaria de informar que a traducao do IPFW-HOWTO, que comecou nessa lista ha algum tempo (pelo Mauricio Goto e eu) esta terminado, revisado e disponivel em http://free.bsd.com.br/~eksffa/freebsd/ipfw.php

 Eh um dos melhores (senao o melhor) documento sobre IPFW que eu ja vi, confesso que durante a traducao do mesmo aprendi varias coisinhas que eu nao dava muito valor, especialmente relacionado as variaveis do sysctl(8) pra controle das regras dynamicas stateful do IPFW(8). Agora com a batatinha em portugues espero que ajude muita gente.

 Apesar desse documento ter direitos reversados, a versao em portugues consta de algumas atualizacoes do FreeBSD 4.4 e do 5.0 que nao tinham no original (por exemplo ativar verbose e verbose limit via sysctl(8), ipfw forwarding, etc... sem precisar recompilar o kernel)... o autor gostou das alteracoes e deve adota-las, mas por enquanto a versao em pt_br eh a mais atual.

 Paz Profunda;
[]'z ./patrick
----