[FUGSPBR] particionamento inteligente

Patrick Tracanelli eeviac em fatectq.com.br
Ter Jan 8 12:28:43 BRST 2002

 Boa! :)

 O artigo do vinis foi fera, e aproveitando o embalo, vamos la... 2 coisas sobre o file system

 Primeira, tamanho do /tmp

 Eu tava discutindo (com o Vinis inclusive) no IRC sobre um load maximo do /tmp em ambientes significativamente pesados... o problema eh que eu ando estrapolando no tamanho das minhas particoes /tmp mesmo por nao ter uma forma basica de calcular o que eu vou precisar... nao posso contar uma media de XMb por usuarios pois os servidores nao sao de shell (hehehe) e tao pouco conta com os usuarios no sistema... (visto que todos os usuarios ficam armazenados em base de dados oracle ou mysql, e os 2 unicos usuarios validos - q nao sejam pra rodar daemon sao eksffa e root) entao precisaria de uma base por servicos...

 Por exemplo, em um servidor com 2 discos de 40GB eu ando colocando 3GB pro /tmp (lembrando que /var/tmp /usr/tmp sao links pra la), os servicos em questao sao servidor de email (qmail+vpopmail+qmail-scanner+uvscan+maildrop) com uma base de 8000 usuarios e uns 700 dominios virtuais (com media de 20 emails por dominio) e na mesma maquina DNS (slave) e base de dados. Em uma outra configuracao eventual de servidor: WWW com uns 800 dominios virtuais, FTP, DNS (primario), e mais alguma coisinha menos relevante... tudo com ipfirewall(4) (se eh q essa informacao eh valida pro /tmp eheh) e webmin/ssl+ipsec no segundo...

 Alguem tem uma boa (e fundada) sugestao?

 Depois, soh pra confirmar: Lendo a man page de tuning, escrita pelo grande Matt Dillon (hehe) eu fiquei atento pela ordem das particoes, visto que os discos sao lidos de dentro pra fora, e que exatamente por ter mais setores a parte externa do disco eh lida de forma mais eficiente, entao um bom administrador colocaria suas particoes mais ativas na parte externa do disco, certo? Entao pra confirmar, o particionamento eh feito de dentro pra fora? Tipo, a primeira particao se for "/" eh feita na parte interna do disco? as seguintes de dentro pra fora, na ordem q sao feitas?

 Lembrando que eh obvio que sao exemplos de confs pra servidores, sem outro O.S. no disco.

 A proposito, saiu ha alguns dias na daily.daemonnews.org um artigo sobre seguranca basica do freebsd q fala umas coisinhas sobre file system tambem... se alguem nao viu ta la... :Pp

 Paz Profunda;
[]'z ./patrick

----
|              Patrick Leandro Tracanelli do Carmo              | (   )   |
|             RPGw/IRC Nick -- Eksffa Shyranui Kapwam           | (O_O)   |
|        Eeviac host FreeBSD 5.0-CURRENT Dual SMP @444Mhz       | \`-'/  w|
| 4o Ciclo (Fatorial) - Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga | (   )__||
|       eksffa em fatectq.com.br  -  Fone: (0xx55) 9972-9465       | FreeBSD |