[FUGSPBR] firewall

Alessandro M. S. Sant'Anna santanna em telecom.eng.br
Qua Jan 9 20:07:13 BRST 2002

> Olá,

Olá Max,

>    Vi em um provedor um firewall que trabalha de forma transparente, como
> uma brige, barrando os pacotes. Ele fica entre o roteador e o swchit, tudo
> que entra ou sai para internet passa por ele. Como se chama este tipo de
> aplicação? Onde posso encontrar informações a respeito? Para um link de 2M
> qual seria a configuração idel da maquina que vai fazer isso?
>
> Agradeço a ajuda!
>
> Max

Bem, acho que hoje, o sistema que tem o melhor suporte a isto é o OpenBSD.
Você configura um OpenBSD com duas ou mais placas de rede e habilita uma
bridge entre estas placas. Você ai faz uso de um filtro de pacotes IPFilter
nas versões até 2.9 ou pf na 3.0 e cria suas regras utilizando a bridge.

O FreeBSD faz isto também o OpenBSD fazia melhor. Não sei como está hoje.
Eles podem estar em pé de igualdade ou até melhor.

Alessandro.

----