[FUGSPBR] ADSL no FreeBSD

Fabio Tobich seven em dsgx.org
Sex Jan 11 15:53:04 BRST 2002

Caros colegas,

Em minha rede pessoal, em casa, intalei uma conexão ADSL, modem Alcatel
Speed Touch Pro externo, meu gateway é um FreeBSD 4.4-STABLE. O problema é
que a conexão fica ativa por no máximo 5 minutos, então a interface ethernet
do modem (ip 10.0.0.138) "trava", não responde mais, ai sou obrigado a
desligar o modem e ligá-lo novamente.
Depois de vários testes e consultas a suporte técnico e coisa e tal, resolvi
fazer um teste, tirei o FreeBSD do gateway e coloquei Debian GNU/Linux, tudo
funcionou perfeitamente, em 1 semana não houve nenhum problema; mais um
teste, coloquei windows 98 com wingate, também funcionou, o modem não
apresentou problema algum. Ao colocar o FreeBSD de volta o modem trava
novamente após os 5 minutos.
No FreeBSD estou usando ipfw + nat, no Debian usei iptables, para
compartilhar a conexão com as outras máquinas da rede. A rede está assim:

[internet]

    | ___ 200.xxx.xxx.xxx
    |/
[modem adsl]
    |\
    |  --10.0.0.138
    | ___10.0.0.1
    |/
 [gateway]
    |\
    |  --192.168.0.1
    | ___192.168.0.0/24 (.2 em diante)
    |/
 [rede]

Aparentemente é alguma coisa no FreeBSD, afinal o problema só ocorre com
ele, alguém tem idéia de algo que possa estar errado? Talvez alguma opção
que eu deva acrescentar no kernel?