[FUGSPBR] Cyrus-imap && Web-cyradm

Luis Nardella nardvk em linuxbr.com.br
Seg Jul 1 12:06:45 BRT 2002

Olá lista...

Estou estudando para implementar servidores de email visando High Availability, explorando os recursos mais utilizados e requeridos em um mail server como, virtualhosts, virtualusers, etc... e uma boa interface WEB de preferencia em PHP.

Estive estudando uma solução já pronta chamada Web-cyradm (Interface WEB em PHP) que envolve o MTA Postfix (minha preferência), o cyrus-imapd (IMAP/POP), cyrus-sasl (auth segura fora da base do sistema), pam_mysql (para autenticar no MySQL) e obviamente o MySQL.

Apesar de tirar boas conclusões do seu funcionamento, estou tendo dificuldades para implementar no FreeBSD, (atualmente uso em meu webserver FreeBSD 4.6 - RELEASE), pq originalmente a solução foi baseada em Linux, mas aparentemente nao teria nenhum impedimento para rodar em outros SOs que tbm tivessem suporte aos softwares envolvidos.

Gostaria de saber se alguém de vcs já estiveram testando/usando esta solução para compartilharmos experiências.

Para quem não conheçe e gostaria de conhecer, faço referência ao site do projeto e o Howto que estou consultando.

Site:  http://www.delouw.ch/linux/
Howto: http://www.delouw.ch/linux/Postfix-Cyrus-Web-cyradm-HOWTO/html/index.html

Minha outra alternativa que estou estudando tbm, seria Postfix + Courier-imapd + MySQL e a interface administrativa eu mesmo desenvolveria em PHP. Esta que estou vendo mais futuro, pois o cyrus é muito pouco popular e por isso não tem muita documentação disponível.

Eu inicialmente nao teria necessidade em estar usando IMAP mas parece que para este tipo de necessidade nao teria como fugir disso. (Me corrigam se estiver errado)

Se alguém quiser trocar informações, estou a disposição.

Grato,

==
Luis H. Nardella [NarDvK]
Unix Systems/Network Administrator