[FUGSPBR] Re: [FUGSPBR] Usuario com permisão para '#su'

Fabio alt13n em ieg.com.br
Seg Jul 1 15:48:46 BRT 2002

boa tarde, amigos.

Po, foi mal... nao queria causar tanto desespero por dizer que uso telnet
para administração. prometo nao usar mais ok? mas tenho algumas duvidas
sobre o ssh e o grupo wheel.

1. posso acessar o ssh pelo telnet do windows (a rede aqui eh toda windows)
ou preciso de um programa especial?

2. adicionar o admin ao grupo whell nao vai lhe dar as permissões de root?

aguardo resposta
Obrigado
Fabio

----- Original Message -----
From: "Capriotti" <capriotti em portal7.com.br>
To: <fugspbr em fugspbr.org>
Sent: Monday, July 01, 2002 3:10 PM
Subject: [FUGSPBR] Re: [FUGSPBR] Usuario com permisão para '#su'

Fábio:

NUNCA use o root como usuário para operações principalmente em telnet, que
é uma conexão insegura.

Use o ssh, que é melhor que o telnet. E criptografado !

Mas, de volta à sua pergunta:

Para que um usuário possa fazer su para root, ele tem que fazer parte do
grupo wheel.

E, ainda por cima, o FreeBSD não vai deixar você usar o root para telnet
porque telnet é considerado inseguro.

Portanto, VC tem que se logar como usuário X, que está no grupo wheel, e
daí então dar um su.

[]s