[FUGSPBR] Usuario com permisão para '#su'

Alexandre Bensi {'aledon'} alexandre em dep.ufscar.br
Seg Jul 1 15:59:40 BRT 2002

Eh... depois eles FreeBSD vs Linux hehehe, não tem nem o que discutir
sobre a segurança do Free...

Bom, ja que vc sabe sobre o /etc/group, vou comentar outro detalhe
importante sobre o "su"
Um "su" normal lhe torna "Super User", mas não carrega o ambiente desse
último.
Vai haver casos em que vc deverá usar "su-", com esse *menos* na frente,
pra forçar carregar o ambiente desse cara, é como logar diretamente no
console da maquina como root.

Fabio, seja bem vindo.

Fabio wrote:

> Boa tarde, amigos.
> Estou configurando um servidor de telnet no meu free para administração
> remota, mas o telnet nao aceita login como root.
> Para resolver isso, no linux eu criava um usuario 'admin', e aí logava com
> ele por telnet e quando precisava usava o 'su' para modificar algum arquivo
> de configuração...
>
> entao eu tentei isso mo free tb, mas quando uso o comando, o free me diz que
> o usuario nao tem permissão para usar o 'su'.
> como devo fazer para criar um usuario com permissão para 'su' ?
>
> Obrigado
> [...]

Atenciosamente,
Alexandre Bensi {'aledon'}
System/Network Administrator
--
Icq Uin at WORK | HOME: 118731900 | 129462580
E-Mail: echo alexandre dep ufscar br | sed 's/ /@/;s/ /./g'