[FUGSPBR] [<<CTM>>] Mudar IPs da rede de válidos para invalidos

Capriotti capriotti em portal7.com.br
Ter Jul 2 13:07:49 BRT 2002

Cristian, tenho certeza que muitos aqui ficariam imensamente felizes em ir
até aí, fazer tudo isso e te ensinar a fazerm por um mm ódico precinho
camarada, mas tenho a impressão que não é esse o caso, hehehe.

suas idéias estão QUASE no rumo certo.

Voce pode fazer um bridge sim, mas acho que não é o que VC realmente
precisa neste momento. Dá um pouco mais de trabalho e vai complicar sua
vida "iniciante".

O que você quer é:

NAT para fazer a rede de IPs reservados (10.x.x.x e 192.168.y.y) falar com
a rede de IPs reais ou públicos (a internet).

Para o nat funcionar você precisa habilitar o ipfw (que também vai fazer
firewall).

Para bloquear serviços indesejados o ipfw é uma ferramenta importante, mas
não a única. Mesmo porque, IRC é uma coisa louca; cada administrador pões o
seu server no endereço que quer.

Para bloquear o acesso de páginas inconvenientes você quer o squid, que é
um proxy cache para http e ftp. Acelera a navegação e faz essa função de
bloqueio também.

Por fim, o seu Pentium 200 MMX tem quanto de ram e de HD ?

Eu sugeriria 64 MB de RAM e pelo menos 4  GB de hd. Isso guenta muito bem o
tranco. Talvez com o swuid fique um pouco pesado, mas nada que vá causar
uma degradação NOTÁVEL no acesso do pessoal à rede.

Por último:

Não mexa no outro FreeBSD. Não toque em máquinas de produção a não ser que
VC saiba exatamente o que está fazendo.

[]s