[FUGSPBR] backup de usuarios e sendmail

irado furioso com tudo irado em freeshell.org
Qua Jul 3 09:17:11 BRT 2002

Em  Wed, 3 Jul 2002 09:07:14 +0800
"Juliano Scarpini" <juliano em redesys.inf.br>, conhecido dependente de
drogas (Coke e BigMac's), wrote:

> alguem pode me ajudar na questao do backup , preciso trocar odisco
> do meu servidor mas tenho que manter as contas e os e-mails .
> nao achei documentacao sobre esse assunto especifico

IMHO, cada um terá sua própria 'receita' pra isso. Você referencia
apenas as contas de usuários, então pergunto: o hd *precisa* ser
substituído ou pode ser mantido??

Se puder ser mantido, o melhor negócio seria formatar/gerar fs no hd
novo, monta-lo em /mnt e (cd /home, cp -fR . /mnt). Depois, montaria
(fstab) a nova partição, só pra me certificar que ninguém perdeu nada,
em /home. Quando absolutamente certo de que tudo funciona, um umount
seguido de rm -fvr abaixo de home.. e pronto.

Ah, não esqueça de atribuir o chown para os usuários, senão ninguém
acessa mais nada.. :-)

---

---

saudações,