[FUGSPBR] [OFF] Comunicacao via Satelite

Sex Jul 12 12:16:45 BRT 2002

acho que vale a pena a resposta vir para a lista;
a tecnologia de satelite esta cada vez mais presente na vida de
administradores de rede (a maioria de nos)

so' para comecar :
http://www.viasat.com
http://www.gilat.com
http://www.starone.com.br

nesses 'sites' (especialmente no primeiro), tem *um bocado* de informacoes
a respeito das tecnologias, inclusive com muitos "case studies"

esses "case studies" sao a parte interessante: abrangem uma area muito
ampla, mas tem diversas discussoes referente a "IP over satellite",
"one-way satellite Internet", "point-to-multi-point data delivery", etc.

Fora esses sites, tem mais *dezenas* de outros, a maioria de empresas que
utilizam e "vendem" servicos via-satelite.

Limitacoes:  a única limitacao (fora o custo) é o atrazo entre envio e
recebimento dos pacotes de dados IP ( >300ms);  isso pode causar problemas
com alguns equipamentos de VoIP de baixo custo.

Quanto às normas: a comunicacao via satelite se enquadra (perante a ANATEL)
da mesma maneira que os populares "wireless" (Serviço Limitado
Especializado, Rede e Circuitos, Multimidia), porem a ANATEL e' mais
rigorosa (resquicios do antigo monopolio da Embratel, que fazia questao de
manter o assunto 'comunicacao-via-satelite' como sendo o
'lado-esquerdo-da-magia-negra')

[]s

Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br