[FUGSPBR] Linux vs FreeBSD na empresa

Dorian Bolivar dbolivar em uol.com.br
Sex Jul 12 14:20:41 BRT 2002

On Fri, 2002-07-12 at 10:52, Alex Henrique Monte Nunes wrote:
[...]
>   Li muita coisa sobre o FreeBSD.. fiz alguns testes e achei interessante.
> Mas minha dúvida é: Ele pode substituir o Linux na empresa com mais
> segurança e sem perda de performance ?

Mais segurança, sem dúvida. Sem perda de performance? Você vai é
_ganhar_ performance. Veja bem, eu também gosto muito de Linux,
inclusive no meu desktop uso ele (o FreeBSD teve uns probleminhas). Mas
para servidor sem dúvida o FreeBSD é melhor. Agora, claro... melhor para
uns, pior para outros. Digo melhor pelo menos nos dois itens que você
citou, comprovado por inúmeros sites, embora para segurança existam
patches para o kernel do Linux que a incrementam - mas tudo isso veio
derivado dos BSD.

>   Pelo que vi na internet, parece que mesmo com o Soft Update o FFS é mais
> lento do que o Linux. Em contrapartida me parece que o FreeBSD trabalha
> melhor com máquinas multiprocessadas. No que diz respeito ao Oracle, parece
> que pode rodar no FreeBSD com as bibliotecas de compatibilidade, mas não há
> queda de performance e estabilidade nisso ?

Realmente, o filesystem do FreeBSD é mais lento que a maioria dos do
Linux. Mas isso tem uma explicação: o do FreeBSD é síncrono, enquanto
que os do Linux, em sua maioria, são assíncronos. Isso significa que o
do FreeBSD é mais "seguro", principalmente em caso de quedas de energia
(perda de dados), embora os sistemas jornalados do Linux também tenham
bons resultados quanto a isso. E se você ativar o Soft-Updates, o
filesystem do FreeBSD fica _BEM_ mais rápido, você nem nota a diferença
para os do Linux.

Quanto a máquinas multiprocessadas não sei dizer. E sobre o modo de
compatibilidade, parece que não se trata de uma emulação, já que existe
uma fortíssima semelhança entre os binários do FreeBSD com os do Linux
(assim me informei). Ou seja, rodarão rápido também. Eu mesmo já rodei o
OpenOffice do Linux no FreeBSD, desse jeito, e foi normal.

Enfim, para o seu caso, acho que seria interessante a troca. Mas pese
bem os lados, veja o grau atual de estabilidade e performance que o seu
sistema tem, versus o ganho de performance e segurança que o FreeBSD lhe
proporcionará. De qualquer forma, a mudança não é nada tão dramático.
Verifique antes como fica rodar o Oracle no FreeBSD. E lembre-se de
fazer backup do /etc inteiro para aproveitar no FreeBSD. :-)

--
[]s,
Dorian