[FUGSPBR] cluster URGENTE

Luís Vitório Cargnini radicci_puc em uol.com.br
Sex Jul 19 00:49:35 BRT 2002

Cara trabalhei com pesquisa em/e para Clusters na HP posso dizer que
biblioteca para programação e desenvolvimento de softwares para
computacao paralela, hoje, existe um ponto comum - MPI - (Message
Passing Interface), isso para computação paralela de alto desempenho,
Essa biblioteca e definida por um consóriuco de Grandes empresas e
Universidades é o mais usado e aceito hoje.
Para computação Distribuida voce tem 3 opções, 2 orientada a objetos,
CORBA multiplataforma e multilinguagem tem corba até me fortran hoje em
dia( isso foi piada não enho certeza, a parte do fortran) e Java RMI
A última é o velhoe RPC que na minha opinião é um saco nesses últimos
seise meses tive de implementar um dispositivo de seção critica
distribuído e uma DSM(Distributed Share Memory), ambos em RPC, quase
morri, são muitos detalhes, porém o projeto que me consumiu mais tempo
levou 7 horas para ser feito =).
Claro não esqueça~que um bom Cluster ainda tem de ter um bom sistema de
gerencia de nodos te recomendo o Chrono, um trabalho de conclusão de
graduação(diplomação) de Marco Stelmar e ainda existe uma biblioteca
chamada Deck que é um trabalho de dissertação de Mestrado de um aluno da
UFRGS, peço desculpas a ele mas não lembro o nome dele, essa bibliote ca
tenta fazer frente ao MPI. Ela ainda não funciona direito para coisas
muito complexas,m porém ela dava possibilidade do uso de Threads muito
antes do MPI contemplar isso, que só vem a ser contemplado no MPI 2, ela
seria outra ótima solução, também baseia-se n princípio de trocas de
mensagens como MPI.