[FUGSPBR] Servidor de DNS no FreeBSD

irado furioso com tudo irado em freeshell.org
Sex Jul 19 19:15:15 BRT 2002

Em Fri, 19 Jul 2002 05:20:55 -0300, "Jorge Martins"
<jorge em meganick.com.br>, conhecido consumidor de lixo tóxico (Coke e
McDonald's), escreveu:

> Senhores,
>
> É a primeira vez que instalo o FreeBSD e estou querendo montar um
> servidor de DNS com ele.

excelente opção.

> Sou inexperiente nisso

eu também (quase..)

>e conto com qualquer ajuda ou algum manual
> disponível.

anote aí: http://freebsd.ag.com.br/ --> servidores. Bom tutorial de
como fazer a configuração de um server-DNS. Outro, a meu ver
excelente, é o do patrick tracanelli, mas o danado tirou a página do
ar.. :-\.

Devo estar sendo ingrato com vários colegas que vêm mantendo hp's com
instruções pra isso, mas em todo caso você pode procurar no
http://www.google.com/bsd e certamente vai achar linkz para onlamp,
bsddiary, peon.. ;-) naturalmente não quero estragar o seu prazer em
pesquisar isso, né mesmo? ;-)

Minha sugestão é fazer uma configuração básica inicial e 'afina-la'
com o webmin (http://www.webmin.com/webmin).

> Instalei o FreeBSD habilitando os pacotes de rede porém não so
> configurei e nem sei como, além de nem ver durante a instalação
> qualquer coissa que falasse do Bind.
>
> Minha dúvida é o seguinte:
> O Bind é instalado por default ou terei que instalar?

hmmm.. esqueci. Mas se não estiver já disponível (ndc status) você
pode instala-lo via /stand/sysinstall ou via ports..

divirta-se.

---

saudações,
irado furioso com tudo
100% Microsoft-free
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853
Engraçado: tanta gente interessada em salvar minha alma.. nem
conseguem provar que existe. Prefiro que me mandem algumas menininhas
dispostas a me deixar bem 'sarado', hehehehe..