[FUGSPBR] Ip precedence (Tos bit)

Giovanni P. Tirloni gpt em tirloni.org
Ter Jul 23 17:48:53 BRT 2002

* Renato Rodrigues Branco (branco em pro.via-rs.com.br) wrote:
> Para quem interessar !
> Fiz um laboratorio com um Free 4.4 e verifiquei que ele NAO mexe nos Tos
> bits, ou seja,
> o que ele recebe ele repassa sem alteracao, quanto a interpreta-los ..... eh
> outra historia.
> Agradeco as respostas.
> Se alguem quiser, posso detalhar o lab que fiz.

 Detalhar o lab que *você* fez ? :-)

 Ele não tem por que mexer no campo TOS, ou tem ?. Você não estaria
 falando do campo TTL ? Se for isso verifica se você tem a opção
 IPSTEALTH compilada no kernel e a variavel net.inet.ip.stealth em "1".
 Com isso ele não vai diminuir o campo TTL quando os pacotes passarem
 por ele.

 O Ricardo Reis estavam mexendo com isso à algumas threads atrás
 e descobrimos que o ipfw tem suporte a filtrar o campo TOS mas
 somente na versão -CURRENT (de desenvolvimento).

 Direto da man page do ipfw no -CURRENT,

   iptos spec

      Match if the IP header contains the comma separated list
      of service types specified in spec.  The supported IP
      types of service are:

      lowdelay (IPTOS_LOWDELAY), throughput (IPTOS_THROUGHPUT),
      reliability (IPTOS_RELIABILITY), mincost (IPTOS_MINCOST),
      congestion (IPTOS_CE).  The absence of a particular type
      may be denoted with a !'.

--
Giovanni P. Tirloni
gpt em tirloni.org