[FUGSPBR] fw/gw "bloqueado"

irado furioso com tudo irado em freeshell.org
Seg Jul 29 10:10:48 BRT 2002

bem, estou ficando (mais) atordoado com um problema que já vem rolando
há várias semanas e cuja solução não me está à vista :-(

em sistema com fw/gw com servidores em dmz e fazendo uso do ipf/ipnat,
tudo funciona bem, até que 'no fim de semana' a Lan perde o contato
com os servidores (smtp/dns/pop/http), via fw/gw. Para o mundo, os
serviços não sofrem interrupção, ou seja, da internet *todos* os
serviços são disponíveis, a partir da Lan, nada funciona.

Após reboot (argh! eca!!) do fw/gw os serviços são retomados
normalmente.

Os logs não mostram qualquer interrupção de funcionamento, nada
suspeito, exceto a mensagem de boot a cada fim de semana, causado pelo
usuário às 8 da manhã de cada segunda-feira.

De início pensei em placas de rede, ora do fw para dmz, ora do fw para
lan, mas acontece que isso não explica *por quê* no fim de semana. Não
identifico também o que é paralizado (ou inicializado) no fim de
semana e que funciona normal (ou está parado) durante a semana, na
rede. Exceto, claro, as próprias estações.

Estou a ponto de me envenenar tomando Coke ou comendo um BigMac
(ARGHHHHH!!!!), portanto bem podem imaginar que estou desesperado.

Alguma sugestão??

---

saudações,
irado furioso com tudo
100% Microsoft-free
Linux User 179402/FreeBSD BSD50853
veja as ações do exército nazista.. hoje:
http://www.terrornapalestina.tk/