[FUGSPBR] Antivirus Antivir! Alguem usa?

Eduardo Pinto Lopes de Lima edulima em coppe.ufrj.br
Qua Jul 31 18:18:50 BRT 2002

Ola amigos,

Desculpem o email longo...

Outro dia fomos avisados que nosso dominio estava bloqueado por um
desses sites que fornecem listas anti-spam (ou melhor, lista de
spammers). Aqui, o relay de emails esta desabilitado, usamos regras
anti-spam e todos aqueles procedimentos padroes, recomendaveis.

Mas temos problemas com virus. Muitas mensagens com virus sao abertas
nas maquinas pessoais, que ficam infectadas e ainda espalham emails
(com virus) para toda a lista de contatos de cada usuario. Isso gera
dezenas de emails considerados 'spam' por esses sites, e nosso dominio
acaba sendo bloqueado algumas vezes. Como essas listas sao usadas por
grandes provedores, isso acaba prejudicando e atrasando muito o
trabalho.

Fui pesquisar entao, solucoes rapidas e de preferencia gratuitas,
de anti-virus para MTAs (uso o sendmail).

Li as mensagens aqui da lista, mas nao vi nenhuma referencia sobre
experiencias com o Antivir (http://www.hbedv.com). Eh um produto
comercial, porem, para utilizacao pessoal e nao-comercial, eh possivel
obter uma licensa free.

Existe um 'port' para FreeBSD. Baixei, e adicionei na arvore /usr/ports
do meu micro pessoal. O 'make; make install' baixa um binario e instala.
Ele criou o diretorio /var/spool/antivir (acho que eh isso), para
spool. A ideia eh que o Antivir escute a porta 25 no lugar do MTA.
Os emails chegam, entram no spool, sao verificados e, caso nao possuam
virus, sao repassados ao MTA (sendmail). Nao eh preciso nenhum scanner
externo. Nao ha scripts lentos em perl. Acredito que posso manter,
sem nenhum problema, todas as minhas configuracoes anti-spam, meus
aliases, etc, ja configurados no sendmail. O Antivir verifica, portanto,
tanto os emails que entram como os que saem.

No pacote, ha instrucoes para uso com sendmail, qmail, exim e postfix.
O update da base de virus eh feito pela internet (voce pode colocar
no crontab para automatizar).

Mandei um email e recebi uma licensa free para uso pessoal na mesma hora.

Testei, enviando uma mensagem de casa para o trabalho, conectando
diretamente na porta 25 do Antivir. O email passou pelo meu sendmail
e chegou, com um anexo dizendo que aquela mensagem havia passado pelo
antivirus Antivir 6.xxx e nao estava infectada.

Ou seja, funcionou. Parece tudo o que eu precisava. Alguem ai ja usou,
ou ja descartou a ideia por algum motivo que eu ainda nao saiba?

Um grande abraco,

Eduardo Lima