[FUGSPBR] Wireless esquisito

Capriotti capriotti em portal7.com.br
Dom Jul 14 08:40:37 BRT 2002

Salve, Salve, minha gente !

Após longo e tenebroso verão (bom, lá era verão), e após as tempestades
familiares, voltamos a perturbar o grupo.

Senão vejemos:

Tenho uma linda plaquinha wireless no meu servidor freebsd (Dlink DWL-520)
que funciona maravilhosamente bem com o driver wi.

sendo ela a wi0, e não sendo pcmcia (ela é pci no duro, sem bridge) não
preciso configurar nada no pccerd.conf nem invocar o pccardd.

porém tenho que ter um script de inicialização da interface wi, que está assim:

/usr/sbin/wicontrol -i wi0 -n "rede"		# network name
/usr/sbin/wicontrol -i wi0 -q "grupo"		# nome do grupo de computadores wireless
/usr/sbin/wicontrol -i wi0 -s "diana"		# nome do server
/usr/sbin/wicontrol -i wi0 -p 3		# 1 = BSS ; 3 = Ad-hoc (ponto a ponto)
/usr/sbin/wicontrol -i wi0 -c 1		# 1= permissão para criar o grupo de comp.
/usr/sbin/wicontrol -i wi0 -a 3		# densidade do ponto
/usr/sbin/wicontrol -i wi0 -f 6		# frequencia
/usr/sbin/wicontrol -i wi0 -t 3		# velocidade 3 = autosense
/sbin/ifconfig wi0 inet 172.0.0.1 netmask 255.255.255.0

Bão...

Na outra ponta tenho um notebook Windows 2000, que se conecta "tronquilamente".

MAS, como nada é lindo no mundo, na hora que eu desligo o Windows, ou
desconecto a interface de rede por qquer motivo, na hora de voltar não
existe comunicação. Tudo está direitinho, mas não se pinga, não se navega,
não se faz nada !

Para que as coisas voltem a ser como eram originalmente, tenho que ir ao
servidor FreeBSD e executar o script acima de novo. Daí a conexão "acorda",
e o Windows navega livre leve e solto, feliz por poder contar com a
segurança do FreeBSD (que, como vocês podem imaginar é o gateway, firewall,
e por aí vai).

Pergunta - óbvia - portanto: O que eu fiz de errado para essa conexão estar
sendo interrompida ?

Pontos a notar:

NÃO ESTOU USANDO ORINOCO ! Como já disse, no FreeBSD é uma dwl-520, e no
windows uma dwl-650+ (que é de 22 mbps, mas a 520 é só 11 mbps).

a linha

/usr/sbin/wicontrol -i wi0 -q "grupo"		# nome do grupo de computadores wireless

é necessária na configuração da dlink, senão não conecta de jeito ninhum...
Mas é claro que isso é FreeBSD-Win. Podemos desconsiderar esse ponto.

Em outra máquina, com Orinoco eu tenho o seguinte script - devidamente
revisado pelo Christopher:

#!/bin/sh

  sleep 10

/usr/sbin/wicontrol -i wi0 -n "network"
/usr/sbin/wicontrol -i wi0 -s "server"
/usr/sbin/wicontrol -i wi0 -p 1
/usr/sbin/wicontrol -i wi0 -c 1
/usr/sbin/wicontrol -i wi0 -a 3
/usr/sbin/wicontrol -i wi0 -f 8
/usr/sbin/wicontrol -i wi0 -t 3

Só que com essa configuração eu não consigo conexão de jeito ninhum. Veja
que está é BSS e não Ad-Hoc (ponto a ponto).

A única diferença é que do "outro lado" dessa segunda configuração tem
outra Orinoco com o seguinte script:

sleep 10

/usr/sbin/wicontrol -i wi0 -n "network"
/usr/sbin/wicontrol -i wi0 -s "presto"