[FUGSPBR] ipfw

Capriotti capriotti em portal7.com.br
Ter Jun 4 10:20:50 BRT 2002

Olha, Ricardo...

Para esse "basicão" que tu queres, não precisa de muito não.

De maneira fácil, podes colocar um script que seja executado na hora do
boot com o seguinte:

         ipfw -f flush

         ipfw add 100 pass all from any to any via lo0
         ipfw add 200 deny all from any to 127.0.0.0/8
         ipfw add 300 deny ip from 127.0.0.0/8 to any

         ipfw add 400 allow tcp from 192.168.0.6 22 to 192.168.0.11
         ipfw add 500 allow tcp from 192.168.0.7 22 to 192.168.0.11
         ... habilite as regras de volta desses pacotes também (ai que
preguiça ! hehhe)

         ipfw add 65500 deny ip from any to any

Deixe sempre a regra "vetar tudo" no final, e coloque as regras de
permissão antes dela.

Eventualmente VC vai querer  habilitar a porta 22/udp também, para o ssh.
Mas isso segundo o /etc/services.

[]s

At 10:14 AM 6/4/2002, you wrote:
>Bom dia a todos.
>     Estou acustumado a usar oBSD3 com pf ( packet filter ), no entanto há
> a necessidade de configurar um fBSD 4.5 como servidor web.
>     Estou encontrando dificuldades na construção do firewall.
>     Estou usando as seguintes opçoes no kernel:
>options         IPFIREWALL
>options         IPFIREWALL_VERBOSE
>options   IPFIREWALL_VERBOSE_LIMIT=80
>options   IPSTEALTH
>options   TCP_DROP_SYNFIN
>options TCP_DROP_SYNFIN
>options         DUMMYNET
>
>firewall_enable="YES"
> [...]

-*-
Capriotti (capriotti at portal7.com.br)

A solução de qualquer problema é uma questão de tempo.
Never make decisions under crisis situations.