[FUGSPBR] Saida de e-mails

Capriotti capriotti em portal7.com.br
Qui Jun 6 20:45:53 BRT 2002

Seja bem vindo ao mundo do BSD. Aqui a gente trabalha duro E se diverte às
pampas.

Dinheiro é outro papo, hehehe.

Indo ao seu assunto, essa linha não pode ser digitada, Ela teria que entrar
no contexto no seu arquivo /etc/rc.firewall. Esse arquivo é um script
bonitinho que habilita um conjunto de regras.

Se você compilou o seu kernel com suporte a firewall e divert, e habilitou
as opções de praxe em /etc/rc.conf, apenas adicionar essa linha no
/etc/rc.firewall, logo após as 3 regras default (100, 200 e 300) deveria
fazer o truque.

Agora, se tudo isso é grego para você, bem... temos um problema. Mas não
insolúvel. Alguns (bem poucos) dias atrás coloquei um passo a passo na
lista respondendo como habilitar um firewall, se não me falha a memória.

caso eu esteja enganado, sempre existe www.primeirospassos.org com todas as
informações lá ! :)

Mas, se você quer só incluir a regra para testa-la, na linha de comando, a
sintaxe vai ser:

ipfw add 101 fwd 200.1.1.2 tcp from any to 200.1.1.1 25 via [placa de rede]

A tradução do que sendo feito aqui em português castiço fica:

Por favor, meu servidorzinho querido, todo o tráfego da porta 25/tcp que
estivesse indo para o servidor 200.1.1.1, oriundo da placa de rede X,
deverá ser redirecionado para o servidor 200.1.1.2, na mesma porta.

Perdoe o bom humor, mas, com alguns servidores você tem que ser muito
educado, senão eles fingem que não entendem a gente, hehehe.

Falando um pouco mais a sério, se tiveres mais dúvidas, estamos todos à
disposição.

Boa "caçada".

Capriotti

At 06:57 PM 6/6/2002, you wrote:
>Olá Capriotti,
>
>Não tenho IPs inválidos na minha rede mas tanto o ADSL como minha rede de
>IPs válidos estão na mesma rede...
>no caso, a regra ficaria...
>
>${fwcmd} add fwd 200.1.1.2 tcp from any to 200.1.1.1 25 via [placa de rede]
>
>onde:
>200.1.1.2 seria o IP do meu modem ADSL
>200.1.1.1 seria meu servidor de e-mails
>
>é isso mesmo ?
>e essa regra eu colocaria no meu servidor de e-mails digitando a linha
>acima?

> [...]

-*-
Capriotti (capriotti at portal7.com.br)

A solução de qualquer problema é uma questão de tempo.
Never make decisions under crisis situations.