[FUGSPBR] Nova versão do LiveCD

Edson Brandi ebrandi.home em uol.com.br
Dom Jun 16 04:39:45 BRT 2002

Boa madrugada...

Aproveitando mais uma madrugada de insonia, fiz algumas melhorias no
LiveCD. Apartir de hoje, ja é possivel usar o LiveCD para instalar o
FreeBSD de forma definitiva no HD, dispensando o uso de outras midias.

O funcionamento do LiveCD continua o mesmo, ou seja vc icontinua podendo
executa-lo apartir do CD, expandi-lo usando sua partição FAT/EXT2FS, mas
agora vc tambem pode usa-lo como disco de instalação, bastando executar o
script instalar_freebsd.sh...

Com esse script vc pode instalar servidores de forma "padronizada", ou
seja pode personalizar desde o kernel até as aplicações default.

Vc pode gerar um arquivo de configuração para salvar de forma permanente
suas opções de particionamento, de forma que basta dar boot com o CD numa
maquina, executar o script e  no proximo boot ela ja estara rodando
BSD...

Tudo que voce tiver instalado no seu LiveCD sera migrado para o HD/Memoria
Flash, dessa forma voce pode criar um CD personalizado para o seu
ambiente, vc podera instalar de forma transparente todas as aplicações que
voce precisar... Eu diria que é um primo pobre da instalação via
Jumpstart...

O script foi etstado em 5 maquinas diferentes (hds IDE e SCSI), e esta
funcionando ate onde pude verificar ;-), se pegarem algum bug me avisem.

Para usar essa versão é necessario pegar o codigo via CVS pois ainda não
gerei o .tgz com o release 1.2.

Atenção:

Essa versão inicial do script "instalar_freebsd.sh" , só pode ser
utilizada para instalar o FreeBSD em maquinas que não tenham nenhum outro
sistema operacional instalado. Pois estou forçando o uso do disco inteiro,
ou seja, se executar esse script numa maquina que possua algum
outro sistema operacional, windows por exemplo, seu windows tera ido pro
espaço. Nao me responsabilizo por nenhum dano no seu equipamento...

[]'s Edson Brandi