[FUGSPBR] Limitação de banda

Cristian Thiago Moecke moecke em lmp.ufsc.br
Ter Jun 18 12:32:05 BRT 2002

Alexandre Bensi {'aledon'} wrote:

>Sim, see man ipfw, topic bw

Mais especificamente, procure sobre dummynet
Basicamente você criará regras usando o ipfw com a seguinte lógica:
 - Você cria pipes (canos) de trafego de dados.
 - Você configura esses canos com limitação de banda, perda de pacotes e
lag (atraso)
 - Você cria uma regra de firewall dizendo exatamente o q deve passar
por esse cano. Pode escolher ip de origem, ip de destino, placa de rede,
se o trafego e de entrada ou de saida, e por ai vai.

Explore o man do ipfw

Para dar uma idéia de como funciona:

# Cria dois pipes (canos) associando a elee os numeros 10 e 20 respectivamente, com limitacao de banda de 64Kbit/s e 128 Kbit/s respectivamente
 ipfw pipe 10 config bw 64Kbit/s
 ipfw pipe 20 config bw 128Kbit/s
# Cria as regras que forçaram determinados pacotes a passar pelos canos
# Faz passar pelo pipe 10 tudo que vem de qualquer ip para qualquer ip no sentido de saída (out) pela placa fxp1
 ipfw 400 add pipe 10 all from any to any out via fxp1
# Faz passar pelo pipe 20 tudo que vem de qualquer ip para qualquer ip no sentido de entrada (in) pela placa fxp1
 ipfw 401 add pipe 20 all from any to any in via fxp1

Você pode substituir all por tcp ou udp, pode substituir any por um ip,
e por ai vai. Recomendo mesmo a leitura do man do ipfw e do ipfw-howto
Existe as opções de configurar perda de pacotes e lag, mas não lembro
agora como elas são.

Espero ter ajudado...
[]'s
Cristian