[FUGSPBR] Checar senha

Fabricio Bortoluzzi fabricio em inf.univali.br
Qua Jun 26 16:16:31 BRT 2002

Rodrigo :)

as senhas ficam guardadas de tal forma que é impossível revertê-la para o
texto que o usuário digita quando se autentica. Isso chama-se criptografia
de mão única.

Olha só:
A palavra "teste" ao ser criptografada com o md5, torna-se
"1ca308df6cdb0a8bf40d59be2a17eac1".
O sistema só guarda o texto "1ca308df6cdb0a8bf40d59be2a17eac1".
Aí quando o usuário se autentica, veja o que acontece:

Senha armazenada: 1ca308df6cdb0a8bf40d59be2a17eac1
Senha que o usuário digitou neste login "test" (note que está sem a letra
"e" no fim)
Então o sistema faz o seguinte:

Qual o texto criptografado para a senha "test" ?
É d8e8fca2dc0f896fd7cb4cb0031ba249
A senha armazenada (1ca308df6cdb0a8bf40d59be2a17eac1) é igual à senha
informada(d8e8fca2dc0f896fd7cb4cb0031ba249) ?

Não, então negue o acesso.

Porem se o usuário informa a senha correta, nesse caso "teste" olha o que
acontece
Qual o texto criptografado para a senha "teste" ?
É 1ca308df6cdb0a8bf40d59be2a17eac1
E por acaso ela é igual ao texto criptografado armazenado
(1ca308df6cdb0a8bf40d59be2a17eac1)?
É, então dê acesso ao usuário.

Em nenhum momento o sistema armazenou a senha em texto puro.

Portanto, você só poderá saber a senha dos seus usuários se salva-la em um
arquivo texto e acho que isso, você não deve fazer :o)

Abraço,
Fabricio Bortoluzzi.