[FUGSPBR] Compilar kernel 4.5 em Pentium I

Eduardo Pinto Lopes de Lima edulima em coppe.ufrj.br
Qui Jun 27 18:07:42 BRT 2002

Ola amigos,

Estou tentando recompilar o kernel em um Pentium 150, sem sucesso.

A ideia eh que esta maquina, que estava encostada, funcione para
testes diversos. Ja rodei, no mesmo Pentium, o FreeBSD 2.X.
A maquina tem 48Mb RAM, disco SCSI de 3.2, adaptec 2940, placa de
rede NE2000 isa.

Instalei o FreeBSD 4.5 numa boa. Mas quero recompilar o kernel.
O GENERIC eh muito grande e acho que nao esta reconhecendo a placa
de rede. Alias, creio que haja algum conflito de irq entre a placa
de rede e a adaptec... Fora isso, eh sempre bom customizar o kernel.

Quando tento compilar, sempre ocorre um erro no meio do caminho.
Ja verifiquei a configuracao para ver se nao havia nenhum erro ou
dependencia faltando. Inclusive, uma configuracao muito proxima do
que estou usando, foi compilada com sucesso em um Pentium III com
256Mb de RAM.

Em geral, os erros geram core dump. As vezes no ld, cc ou make.
Quando isso acontece, reinicio a maquina e tento o 'make' novamente.
Funciona, passa sem problemas pelo ponto onde estava dando erro,
mas "morre" mais adiante. Isso vai assim ate que o kernel todo
seja compilado. Mas no boot, nao eh possivel carregar o novo kernel
(can't load kernel), e volto pro GENERIC. Suspeito de pouca
memoria. Ja matei todos os processos desnecessarios logo apos o
reboot (tipo inetd, sshd...), mas nao adianta. Usando o GENERIC,
tudo funciona legal, mas esse kernel nao eh adequado pra mim.

Alguem tem alguma sugestao, ja teve sucesso ou ja passou pelo mesmo
problema?

Obrigado,

Eduardo Lima