RES: [FUGSPBR] Virus

Patrick Tracanelli eksffa em bsd.com.br
Ter Maio 7 21:03:30 BRT 2002

Eduardo Augusto Alvarenga wrote:

> Bem, por aqui, a algum tempo tomamos uma decisão drástica:
>
> Bloqueamos qualquer tipo de anexo suspeito, incluindo .EXE, .COM, .PIF,
> .BAT, .SRC e outros.
>
> Resolveu o problema, o servidor barra tudo a torto e a direito, qualquer
> tipo de 'virus' suspeito sem problemas. Caso o usuário ``necessite''
> enviar um anexo que está na lista de bloqueados, ele simplismente renomeia
> o arquivo ou faz um {zip,ace,arc} dele.
>
> Estamos utilizando qmail+qmail-scanner com o seu filtro interno.
>

> Grande abraço,

hahaha, eh, realmente drastica, mas tem muita gente tomando essa
decisao, especialmente os felizardos q usam qmail-scanner. Isso gerou
ateh uma FAQ e listinha de extensoes pro quarantine.txt em

http://exe2bin.com/qmail-scanner

  Sao quase 50 tipo de arquivos pra serem barrados pelo qmail-scanner...

  Aqui todas essas extensoes ainda passam direto, mesmo pq eu me
pergunto  ainda sobre a vantagem de forcar o kra a compactar os
arquivos, sendo que isso resulta em mais trabalho pro antivirus envocado
depois do qmail-scanner que vai ter descompactar o file sob /tmp e ainda
verificar por virus nele da mesma forma...

  Por outro lado diminui infeccao automatica, e recebendo um arquivo
zipado a responsabilidade passa pro usuario na sua decisao de abrir ou
nao aquele arq. compactado... enfim.. prols e contras :\

----