[FUGSPBR] Servidores

Capriotti capriotti em portal7.com.br
Qui Maio 9 09:38:44 BRT 2002

Eliana:

Máquinas Dell, em geral, são excelentes. gosto, em particular, das com
RAID, e sinto que é uma dessas que VC vai precisar.

Segundo uma cocumentação meio antiga que eu consultei a respeito de
servidores - especialemtne http - são três os quesitos básicos para um bom
servidor de WWW - supondo que VC já esteja com o FreeBSD neles, claro:

1) disk I/O
2) disk I/O
3) disk I/O

e, só em caso eu tenha esquecido de mancionar, é muito importante também
garantir uma boa velocidade de disk I/O, hehehe.

Vamos provar nossa tese pelo lado contário: o do cliente...

Sabemos que uma conexão internet normal vai tomas, quando muito, 30kb/s de
I/O da sua máquina. (velocidade de rede).

Só que, dez clientes acessando o servidor ao mesmo tempo, faz com que esse
I/o demandado seja de 300 KB/s !

Imagine 100 acessos agora, o que é bem normal. 3 MB/s de alimentação
contínua (sustained data), e não de pico !. !!! UAU ! Isso está ficando
quente !

Literalmente quente. Os HDs fervem ! tem que ter ventilação específica para
eles esfriarem.

Por isso sugiro a controladora de RAID - a da Dell não sei se é suportada
pelo FREE.

Agora, o suporte da Dell Brasil é um nojo mesmo ! Estou "esperando" um
contato deles há dois meses, e olha que eu sou cliente corporativo ! Mas
são os servidores mais estáveis que eu já vi.

Depois dos meus xing-lings, claro, hehehe !

Agora, minha experiência com o I/O dos Compaq foi sofrível, em NT !
Performance ridícula ! e em termos de velocidade de processamento também !

Imagine que temos duas máquinas relativamente na mesma configuração, Dell e
Compaq, (só que o dell com RAID), ambas têm a mesma função, que exige MUITO
I/O de disco e processamento ao mesmo tempo. Ambas controlam atividades
críticas que não suportam interrupção no fluxo de dados. O compaq só nos
decepciona, enquanto que o Dell dá de 10x0 !

Boa sorte.

----