[FUGSPBR] IPFW-NATD - Duvida sobre roteamento/redirecionamento

irado furioso com tudo irado em m-net.arbornet.org
Dom Maio 12 09:38:09 BRT 2002

FreeBSD User wrote:

> Alo,
>
> Tenho a seguinte situacao:
>
> Tenho uma sub-rede de 64 ips, que para por
> a mesma disponivel tenho que montar um gateway que
> faz a saida por outro ip, por exemplo:

bem, o meu baseadinho tava muito legal, mas muito quando fui ler o post
notei que muito número e letrinha me confundem. Vou colocar o que eu
penso que sei e você acerta por aí, ok?

suponhamos redes A e B. Você quer que os pacotes da A também vão pra B,
e vice versa. Isso é um roteamento, e não implica em NAT. A única coisa
que você vai precisar é de uma máquina entre as redes, com duas placas,
cada qual com o IP de uma das redes, assim:

/rede A/-----/rl0 ip_addr A| box FreeBSD |ip_addr B/----/rede B/

no box FreeBSD você ativa o forwarding de ip (ativa-a como gateway). As
máquinas da rede A apontam pra ip_addr A como sendo seu default gateway,
a rede B aponta para ip_addr B como seu default gateway.

Tá pronto.