[FUGSPBR] Re: [FUGSPBR] Como eu faço isso ?

Capriotti capriotti em portal7.com.br
Ter Maio 14 19:55:10 BRT 2002

Legal.

Agora a idéia ficou realmente clara para mim.

Primeira pergunta: as máquinas M1, M2, ..., MX usam IPs REAIS ou reservados ?

Estou assumindo, pela  sua descrição, que são reais. Nesse caso, seria um
caso de roteamento mesmo.

Sei que não vou conseguir te ajudar com roteamento, mas podemos tentar
colocar o NAT para funcionar e ver o que dá, certo ?

Primeiro, para NAT (e nã o o IPNat) funcionar você precisa do seguinte no
seu kernel:

options         IPFIREWALL
options         IPDIVERT                #divert sockets

E aproveite e já dê uma estudada nas seguintes linhas :

options         IPFIREWALL_VERBOSE      #print information about
                                         # dropped packets
options         IPFIREWALL_FORWARD      #enable transparent proxy support
options         IPFIREWALL_VERBOSE_LIMIT=300    #limit verbosity
options         IPV6FIREWALL            #firewall for IPv6
options         IPV6FIREWALL_VERBOSE
options         IPV6FIREWALL_VERBOSE_LIMIT=300

Bom...

Depois de tudo isso, você vai percisar colocar algumas linhas no seu
/etc/rc.conf

firewall_enable="yes"
firewall_type="open"

e opcionalmente

firewall_quiet="NO"
firewall_logging="YES"

ATENÇÃO !!!  Desse jeito não vai haver firewall nenhum operando ! Todo o
tráfego v ai estar liberado e isso só deve ser usado para testes !!!

Isto tudo só para colocar o firewall no ar, que é condição indispensável
para o NAT funcionar...

Agora os parâmetros do NAT em si:

ainda no /etc/rc.conf colocar as linhas:

natd_enable="YES"
natd_flags="-f /etc/natd.conf"

e a linha

natd_interface="123.222.5.145"

OU

natd_interface="xl0"

depois disso, uma dica :

edite seu arcuivo /etc/rc.firewall

Procure o seguinte bloco:

case ${firewall_type} in
[Oo][Pp][Ee][Nn]|[Cc][Ll][Ii][Ee][Nn][Tt]|[Nn][Oo][Vv][Oo])
         case ${natd_enable} in
         [Yy][Ee][Ss])
                 if [ -n "${natd_interface}" ]; then
                         ${fwcmd} add 50 divert natd all from any to any
via ${natd_interface}
                 fi
                 ;;
         esac
esac

Esse trecho é meio novidade e não está documentado.

Isso significa que somente se

firewall_type

for igual a  open, client ou novo é que o natd vai funcionar.

reboote sua máquina e veja se funciona.

maiores detalhes, man ipfw e man natd

Boa sorte.