RES: [FUGSPBR] Software para HA - Vamos desenvolver ?

Edson Brandi Edson.Brandi em corp.ibest.com.br
Qui Maio 23 18:42:35 BRT 2002

Patrick,

A ideia eh implementar ambas as coisas, mas quero fugir de soluções porcas
como "ip takeover".
Um sistema de HA envolve uma serie de itens, indo do hardware ao software, o
balanceamento tem que ser pro ativo, e possibilitar um desempenho e uma
autonomia melhor que o que se consegue com round robin.

Ideias são sempre bem vindas :-)

Edson

-----Mensagem original-----
De: Patrick Tracanelli [mailto:eksffa em bsd.com.br]
Para: fugspbr em fugspbr.org
Assunto: Re: [FUGSPBR] Software para HA - Vamos desenvolver ?

Alta disponibilidade exatamente? Ou balanceamento de carga essencialmente?

Tipo, balanceamento eh mesmo raro solucoes que nao sejam comerciais ou
que nao sejam baseadas em round-robin quando livres... agora quanto a
HA, nao tem um heartbeat mas tem algumas solucoes interessantes de HA
pra freebsd, a maioria delas com a  tecnica baseada em IPTakeover eh
verdade... tem os failoverd da vida, alguns bons programas escritos em
perl e outros em C q usam arp pra monitorar a inatividade dos seus
respectivos *mestres* e assumir o IP dos mesmos... eu testei varios e
fiquei bem contente com os resultados... ao contrario da historia de
balacing hehehe

nesse caso sim, creio que, alem de ler muito os fontes do divert no
kernel e do ipfw hehe, provavelmente trabalho e ideias nao vao faltar...
bom, apesar de ser assumidamente um programador mediocre em linguagem C,
pode contar comigo (especialmente pra dar ideias de features hehehe)...

abracos, e parabens pela iniciativa...

Edson Brandi wrote:
> Boa tarde
>
> Acho que não eh novidade para ninguem a carencia de softwares gratuitos,
em
> ambiente FreeBSD, para implementação de ambientes de alta disponibilidade.
> Eu pretendo começar a trabalhar nas proximas semanas num modulo de kernel
> para permitir o uso do FreeBSD no gerenciamento de "Load Balance" em
> ambientes ISP. Tenho intençao de fazer um software que faça o balance com
> base nos recursos disponiveis em cada node do cluster.
>
> Antes que alguem pergunte o motivo, ele eh simples, estou estudando o
> [...]

| Patrick Leandro Tracanelli do Carmo           | (   )   |
| Parallel Processing & BSD Unix enthusiastic   | (O_O)   |
| FreeBSD 5.0-CURRENT i386 SMP #21              | \`-'/  w|
| Faculdade de Tecnologia Taquaritinga / Unesp  | (   )__||
| eksffa em bsd.com.br, eksffa em fatectq.com.br      | FreeBSD |