[FUGSPBR] Arquivo access do sendmail

Eduardo Augusto Cosa Eduardo.Cosa em unimedpa.com.br
Seg Maio 27 15:06:50 BRT 2002

Caros amigos,
Uma curiosidade, ou melhor, um fato que me deixou curioso, estava
fazendo uns testes no sendmail e removi algumas linhas do arquivo
access, de acordo com algumas alterações que deviam ser feitas e mantive
outras, recompilei o arquivo e blza.

Deste momento em diante, os usuários das redes que estavam autorizadas
no arquivo a fazer relay não conseguiam enviar e-mail para usuários
externos.

O arquivo access estava conforme a documentação, fora que não tinha
mudado nada nestas linhas, mas conferi a documentação e estava ok, da
seguinte forma:

192.168.1        RELAY
xxx.xxx.xxx    RELAY

E assim por diante, sei que fiz o diabo e nada, sempre erro 553, até que
coloquei um ponto depois do terceito octeto, ficando o arquivo assim:

192.168.1.    RELAY

Recompilei o kra e tudo funcinou perfeitamente !!

Alguém tem uma explicação do que pode ter ocorrido, na documentação do
sendmail não encontrei nada parecido com o que fiz e resolveu, muito
menos do que pode ter feito para de funcionar o que estava rolando !!

[]`s
Eduardo