[FUGSPBR] ifconfig alias

Alviclér Magalhães calvin em dq.ufscar.br
Qua Maio 29 18:57:44 BRT 2002

Esta nao eh bem uma pergunta mas sim uma diquinha que acho que pode
servir pra muitos por ai..(perdi tempo pra descobrir isto)
Eu atualizei o free aqui pra 4.6 RC ontem e depois de todo o
procedimento padrao, rebootei a maquina..
ao entrar notei que minha placa perdeu os aliases que eu ha muito tempo
vinha fazendo com sucesso..
o comando para os aliases era...

1) ifconfig xl0 alias ip2

isto sempre foi suficiente porem na versao 4.6 parece que algo mudou
neste aspecto e se vc nao colocar o netmask  e seu alias for um ip da
sua rede corrente nada feito, entao agora o comando muda para

2) ifconfig xl0 alias ip2 netmask 255.255.255.255 (ou um outro que vc va
utilizar)

sem isto vc no console recebe um erro do tipo...

ifconfig: ioctl (SIOCAIFADDR): File exists
Nas versoes anteriores nao era necessario o netmask, pois ele assumia em
alguns casos o mesmo.

[]s
calvin

Ps. Para alguns adm mais cuidadosos que eu! Esta acaba sendo uma dica
desnecessaria.

--
The only problem with being a man of leisure is that you can never stop
and take a rest.