[FUGSPBR] Problema com uma placa Intel 845G e o XFree 4.2 num FreeBSD 4.7

Daniel Avizu davizu em aol.com
Sex Nov 1 02:05:54 BRT 2002

Caros,

   Estou rodando o Free 4.7 com Xfree 4.2, minha placa de video e' uma Intel
82845G/GL e estou com um grande problema na configuracao do XF86config, como
voces verao abaixo, ja' tentei varios drives para esta placa e nao obtive
sucesso.

   O problema e' o seguinte, a Intel recomenda que se utilize o driver vesa, e
que se ajuste na bios a memoria da placa de video para 8Mb. Esta configuracao
funciona, mas so' na primeira vez que eu rodo o X;  depois de um logout, tudo
o que eu obtenho qdo inicio o X novamente e' uma tela preta (o X roda, mas a
placa ou o monitor fica maluco).

  No site do Xfree86, existe um patch para versoes anteriores a 4.7 para
incluir o suporte a esta placa no modulo i810, embora rodando o 4.7 eu nao
precise do tal patch, depois do fracasso com o i810 original, resolvi testar
o patch. O resultado disto foi mais desanimador, o modulo i810 nao reconhece
a placa.

Section "Device"
    Identifier  "Intel82845"
    VendorName  "Unknown"
    BoardName   "Unknown"
    Driver "vesa"
    #Driver "ati"
    #Driver "i810"
    VideoRam    8192
EndSection

Sera' que alguem poderia me dar alguma dica?

Obrigado,
[]s
Daniel