[FUGSPBR] Ligando redes com vtun

Norikuni Kofuji msx em kofuji.no-ip.org
Seg Nov 11 11:19:21 BRST 2002

Estou ficando maluco! Como eh dificil usar netmeeting com nat FreeBSD...
Serah que sao tao poucas as pessoas que usam FreeBSD como roteador/nat
em casa e precisam usar netmeeting?
O mais proximo que consegui foi instalar o port openh323proxy. Com isso,
pessoas com IP valido, conseguem conectar no gatekeeper e fazer ligacoes
pra qualquer maquina interna que estejem conectadas ao gatekeeper. Mas,
se a pessoa usa "masquerade" isto eh, linux ou esses roteadores
domesticos NAO funciona.
No pagina do port diz que configurando dois gatekeepers era possivel ter:
Estacao -> NAT -> Internet <- NAT -< Estacao
Instala-se os gatekeepers na mesma maquina com nat, configura a opcao
[Neighbours] e deveria funcionar... Bom, nao funciona! Tentei diversas
configuracoes sem sucesso.
Agora estou tentando de outra forma.
Ligar as duas redes. Pra isso instalei o port vtun. Mas, parece que nao
eh o que preciso... O vtun liga uma maquina na outra e soh. Consegui
ligar os gateways, um com IP 10.1.0.1 e outro com 10.1.0.2. Comecei a
pensar em usar nat pra permitir o acesso de todas as maquinas, mas eh
exatamente o mesmo problema que eu jah tenho! :)
Eh possivel fazer um tunnel bridge? Tipo, 192.168.1.1~10 em uma rede e
192.168.1.11~20 em outra interligados por um tunel...
Alguma solucao facil/simples pra usar netmeeting com roteador FreeBSD?
Preciso disso porque moro no Japao e a ligacao por netmeeting eh mais
barata e divertida (dah pra ver a outra pessoa!).
Jah to tentando isso a tanto tempo que to quase tirando o FreeBSD da
funcao de nat! :(
O pior de fazer isso eh que faz umas 3 semanas que meus irmaos tiraram o
linux da funcao de nat no Brasil pra colocar FreeBSD...

Abracos,
Norikuni Kofuji