RES: [FUGSPBR] Controle de banda

Renato Frederick frederick em lagonet.com.br
Seg Nov 18 18:17:30 BRST 2002

Citando Andrei de Oliveira Mosman <listas em mosman.com.br>:

> Cara, eu sinceramente acho que existem muitos ganhos no software livre,
> contudo, existe lugar para software livre e software comercial. O front-end
> do MBM é em PHP, aberto e tudo...

Sim.

> O backend é tb free (ALTQd e afins).

Sim

> A grande sacada de qquer decisão é escolher o melhor custo/benefício, e não
> venha me dizer que software livre não tem custo, pois o know-how custa
> dinheiro cara, o tempo gasto custa dinheiro, tudo custa dinheiro.

Ok. o Know-how dos milhares de programadores ao redor do mundo que trabalham no
free custa dinheiro correto?
Perdem noites e dias trabalhando no free e custa dinheiro..
O free é pago por isso? :)
Ok eles ganham ai no suporte e na venda de CDs, camisetas, etc etc.
Mas o desenvolvedor do Squid por exemplo ganha dinheiro com a "venda do squid"?
Claro que nao.
Vejamos o Qmail. è Utilizado por diversas empresas, algumas até comerciais,
além de vários provedores. Ele faz uso de ferramentas Free (basicamente
Programado em C). Teve obviamente uma enorme programação e know-how do Dr. DJ.
Ele por acaso ganha dinheiro com isso? Não. o mesmo trabalha no meio acadêmico.
Isso só para citar alguns exemplos que me vieram a mente agora
Entao vemos aí que a formula "cobro porque teve muito suor em cima desse
software" nao funciona.

>O lance é
> saber optar por algo que te de um rendimento maior que o custo, e quanto
> maior essa diferença melhor terá sido esta decisão. E muitas vezes um
> software pago pode ser muito mais eficiente (para certo uso específico doque
> um software livre).

Ok. Parece um Consultor da Microsoft sentado na minha frente em minha mesa me
convencendo a comprar o Windows 2000 Server e substituir meu Free pois "o
suporte da Microsoft é mais eficiente que o da Comunidade Open", e o ISA server
é mais robusto que o Squid porque qualquer vulnerabilidade a Microsoft se
compromete a fixar.

BullShit.

> Quer um exemplo ??? Alguém aqui conhece um software livre que seja melhor
> para modelagem de dados que o ERwin ?? Ou até mesmo o case studio ??
>
> Ou um SGDB melhor que o Oracle ???

Quanto ao Oracle estamos falando de um software que é GRATUITO para
desenvolvedores e que a qualquer mometno voce pode baixar do site, é so estar
disposto a receber um arquivo enorme hehe. Você é obrigado a pagar se for para
uso comercial.
Entao o Oracle nao é bem um Software livre. e a propósito ele é bem salgado no
preço.

> Bem, tudo tem lugar no mundo, depende apenas da inteligência para fazer o
> melhor uso da melhor solução para a determinada ocasião.

Creio que a minha ignorancia aqui está que eu nao entendo o porque de Usar a
lista do Free para fazer alarde do seu software pago, pelo que recordo um valor
bem alto mais o suporte nao era isso?
nao estou querendo discutir sobre software livre x pago, isso seriam aquelas
interminaveis discussoes de Política, Jogo de futebol, religiao, Windows X
Linux, que só entopem as listas com Emails enormes (igual o meu) e que nao
levam a nada (igual o meu) :)
O que estou dizendo é: Nada de mal mostrar seu software para a lista ver como a
implementação de programa~ção em cima de Open Source leva a resultados
extraordinarios (o seu software realmente e bom no que faz) mas, quer fazer um
marketing mais profundo do software? Publique-o em mídia impressa, na TV, no
rádio... Mas acho que mostrá-lo toda hora aqui não é por ai.  Sendo assim vou
publicar tambem meu provedor aqui, meu curriculum, e dai vira "Mercado Livre
FUGS".
Já venho notado isso, mas logo que a flame surgiu. ta aí.

> Pensem Nisso ;-))))

Pense também. Não são todos que digerem facilmente a idéia de pegar Software
Livre programar em cima e cobrar. Isso lembra a MicroSoft.
Valorizo seu esforço na programação, realmente sua Interface ficou Boa e nao
retiro seus méritos, só não concordo sobre cobrar valores altos.

Aqui em BH temos um caso, a Planetariumm.
Pegou o WEBMIN, fez um RPM dele.
O cara coloca o Red Hat no servidor instala o RPM da planetarium...
que eles cahamram de "gateway de comunicacoes"...
e vendem caro isso e cobram caro para o suporte que nada mais faz que quando o
webmin dá pau, vao la e fazem na mao.
Ja "quebrei" esse mesmo pau com eles  :)

> Um abração.

Boa Noite.

Renato Frederick
Analista de Suporte