RES: [FUGSPBR] Controle de banda

Andrei de Oliveira Mosman listas em mosman.com.br
Ter Nov 19 02:01:42 BRST 2002

Olá Renato, tudo certo ???

Pelo que estou vendo os animos estão exautados por aqui ;-)) hehehe !! Não
fiz por mal. ;-)

Só achei que isso seria relevante para algumas pessoas (o q de fato foi).

Não vou ficar estendendo este flame pra lista não virar a FUGSFLAMES ;-)
hehehe

Só pra terminar, gostaria de abrir um parenteses aqui para explicar algumas
coisas.

Bem, vamos lá... Qto ao lance de cobrar pelo meu trabalho eu realmente (e
sinceramente) acho justo, pois não estou cobrando pelo ALTQ, pelo OpenBSD,
pelo PHP, ou qquer outra coisa que esteja usando. Estou cobrando pelo
trabalho que eu fiz: o desenvolvimento do MBM (em conjunto com o bruno e o
rogério) e pelo serviço que eventualmente pode ser prestado em conjunto com
este (como a manutenção, por exemplo). Eu principalmente acho justo porque
abri mão de meu emprego estável em uma grande empresa para me dedicar
exclusivamente aos meus projetos, como o MBM e outros que já estão em fase
de desenvolvimento. O que mais eu posso dizer ??? Eu trabalho exclusivamente
e exaustivamente nestes projetos, dando total suporte aos meus clientes e
garantindo a continuidade dos meus produtos e serviços.

Eu particularmente não acharia justo, por exemplo, cobrar para fazer um
serviço em um cliente e posteriormente não poder dar suporte ao cliente que
está desesperado, porque digamos, caiu o seu sistema e estou no meio do meu
espediente na empresa que eu trabalho, compreende ?

Se for pra ser radical com a ideia de software livre deveriamos
desconciderar então o openBSD, que não disponibiliza o ISO em seu site,
seria algo como dizer "Você quer ser livre e usar o OpenBSD ?? Então passaí
a sua grana pra eu mandar um CD bootável do nosso software livre", sacas ??
Entende o que eu quero dizer ??? O OpenBSD continua livre, e essa atitude é
apenas para o OpenBSD continuar existindo. "Quer o OpenBSD ?? Compra aqui ou
pega por aí um ISO que alguem fez ou copiou, talves ela tenha algum
'presente', vc vai confiar ?"

Eu posso até ter passado uma impressão errada do que eu sou contra o
software livre, mas o fato é que eu não o sou. Muito pelo contrário, eu sou
um entusiasta do software livre, mas antes do software livre eu penso
primeiro na minha liberdade de escolha. Eu quero apenas poder escolher o que
é melhor para mim naquele determinado momento. E não é pelo fato de que a
coca-cola não é um OpenSoftDrink que eu vou deixar de tomar coca-cola quando
eu tiver vontade. Mas eu primo pela minha liberdade de escolha. Me conforta
a ideia de existir o guaraná, a tubaina, a soda, etc. O que eu quero é poder
escolher o que me fará sentir melhor.

Bom, este e-mail já ficou grande demais, por favor, não respondam, ok ???
Para que o Sr. Flame não fique ainda maior.

Peço mil desculpas àqueles que se sentiram ofendidos e peço por favor para
os interessados entrarem em contato comigo reservadamente, pelo meu e-mail,
e não postagem comentários na lista, ok ???

Que parenteses grande foi esse que eu abri, hein ???

Muito obrigado a todos

Andrei de Oliveira Mosman,
Equipe MBM