[FUGSPBR] Memory leak - memoria indo pro ralo

Capriotti capriotti em fugspbr.org
Sáb Nov 23 16:25:06 BRST 2002

Gente:

Como muitos sabem, eu costumo der chato quando analiso algumas coisas, e
estou nesse processo com o tal do servidor de jogo Counter Strike, rodando
sob emulação Linux.

Os dados:

P3 550 MHz com 256 MB de RAM, SCSI
FreeBSD 4.7 - Stable recem compilado
Linux base 7.1.1
Nao tenho praticamente nada rodando nessa máquina. sshd, cron, e os gettys
de praxe. A máquina está dedicada.

FErramentas:

top
hlds 3.1.1.0b (última versão) sem pluggins

Os fatos.

A cada X minutos o tal do servidor CS (Counter Strike) carrega um novo
módulo (um mapa novo). Cada vez que isso acontece um pouco da minha memória
livre desaparece. Aparentemente quando um desses módulos é reutilizado umm
pouco da memória é devolvida (1 a 3 MB).

Eu sei que isso depende um pouco - ou bastante - de se conhecer o tal hlds
(servidor de jogo), mas a pergunta aqui é:

Alguém já viu esse "vazamento" de memória em máquinas rodando emulação Linux ?

No fórum específico desse progreme os participantes (Administradores Linux
em sua maioria) não reportam nenhum problema desse estilo, porém uma alma
penada lá dentro (que não era eu) usa FreeBSD e reportou um comprtamento
semelhante.

Segunda pergunta: com respeito à Linux_base. Tem como fazer um cvsup dos
fontes dela e recompilar ? Esses códigos são atualizados assim como os
fontes do sistema ?

Eu nunca ouvi falar disso, mas já que eu estou com o dedo na ferida, vou
escarafunchar.

[]s