[FUGSPBR] DJBDNS / Comentario

Diego Linke - GAMK linke em calnet.com.br
Seg Nov 25 12:38:47 BRST 2002

Ola Pessoal,

Bom ja que esta rolando o assunto na lista, ai vai a minha experiencia como ele!

Primeiramente gostaria de indicar a melhor Doc que achei sobre o DJBDNS (se alguem tiver mais ou melhor, envie para a lista tb):
Life With DJBDNS: http://www.lifewithdjbdns.org

Seguinte o DJBDNS ao contrario do BIND sao dois software o dnscache e o tinydns.
O dnscache eh o responsavel por resolver nomes externos (o famoso hint do bind).
Ja o tinydns serve para responder uma SOA. (dominio).

Ambos escutam na UDP 53, portanto para rodar os dois juntos rola umas gambiarras (eu nunca fiz isso) prefiro rodar em maquinas distintas.

Existe um programa chamado afxrdns para poder transferir zona para o um possivel DNS Secundario que precise disso. (TCP 53).

Enfim, o DJBDNS eh totalmente diferente do q o BIND, quem ve pela primeira vez se assusta (principalmente quem nunca trabalhou com nenhum software do DJB).

Porem o software eh muito rapido e bom, mas tem q "pegar o jeito dele" depois vai embora...

A minha unica queixa eh fazer DNS Secundario com ele (transferindo zona) pois pessoalmente nao gosto nem um pouco do axfr-get (alguem tem um jeito melhor ?).

Bom galera fico por aqui! Mas quem tiver a oportunidade de testa-lo.. teste-a... muito bom!

Pagina oficial: http://cr.yp.to/djbdns.html

PS: gamk.com.br (o DNS principal eh um DJBDNS).

Abracos

--
[ Diego Linke - GAMK ]
System/Network/Security Administrator