[FUGSPBR] sendmail e domínio - dois casos

Capriotti capriotti em fugspbr.org
Ter Nov 26 12:55:25 BRST 2002

Gente...

Eu continuno não me acertando com o sendmail.

Meu objetivo é simples: Fazer com que sites mais chatos parem de rejeitar
os emails que eu envio porque o meu "domínio" não existe.

Bom, como uso speedy, meu servidor está no domínio da telefônica, porém,
ainda respondendo ao domínio telesp.net.br.

Por isso estou tentando fazer meu sendmail se identificar como sendo desse
domínio, para acabar com essa brincadeira. Nada demais. Apenas para fazer
com que os relatórios diários do servidor cheguem direito na minha caixa
postal.

Após exaustivas horas de pesquisa infurtífera, cheguei a um documento no
histórico da lista, que, depois de devidamente alterado/atualizado (era
para FreebSD versão 3) ficou assim (/usr/share/sendmail/cf/sendmail.mc):

include(`./m4/cf.m4')
VERSIONID(`Meu .setup')dnl
OSTYPE(freebsd4)
DOMAIN(`telesp.net.br')dnl
MASQUERADE_DOMAIN(`telesp.net.br')dnl
FEATURE(`masquerade_envelope')dnl
FEATURE(always_add_domain)dnl
FEATURE(`use_cw_file')dnl
FEATURE(`virtusertable')dnl
FEATURE(`relay_entire_domain')dnl
FEATURE(`relay_hosts_only')dnl
FEATURE(`access_db')dnl
MAILER(local)dnl
MAILER(smtp)

o pior é que em outra máquina, com domínio REAL, o sendmail está fazendo a
mesma ciosa. Falando para todo mundo o que ele quer
(nomedamaquina.dominio.com) e não o real (dominio.com).

O que eu estou errando/esquecendo na configuração ? (Não "güento" mais
brigar com a documentação do sendmail).