[FUGSPBR] Controlar Usuarios

Jeimerson C Chaves jeimerson em voetur.com.br
Sáb Out 5 16:43:34 BRT 2002

  Insira a entrada /sbin/nologin em /etc/shells. Essa entrada será
utilizada para validar um suposto shell. Esse suposto shell é, por default,
visto pelo proftpd como uma espécie de ordem de ativação de comandos ftp
para o usuário logado. Como o shell /sbin/nologin não existe, o usuário não
conseguirá efetuar logon por telnet, terminal etc. Isso já é uma boa medida
de segurança. :-)

Veja se funciona.

TE+

At 10:02 5/7/2002 -0300, you wrote:

>  Ola,
>
>  echo "/bin/false" >> /etc/shells
>
>  Agora o seu tambem tem. Se voce usa proftpd a dica do tirloni e' a mais
> interessante, mas se voce usa o ftpd nativo do freebsd, man ftpd
>
>  Leia as regras de autenticacao. A quarta regra e' a que te interessa:
>
>  4.   The user must have a standard shell returned by
>                 getusershell(3).
>
>  em outras palavras, deve ter sua shell falsa em /etc/shells
>
>Paz Profunda,--
> [...]

Um grande abraço,
Jeimerson C. Chaves Analista de Redes
  http://www.voetur.com.br/      eMail: jeimerson em voetur.com.br
Voice: +55 61 364-7000  Brasilia-DF, Brazil
"Melhor do que ser uma pessoa de sucesso
  eh ser uma pessoa de valor" - Albert Eistein