[FUGSPBR] Wireless e Aterramento

Qui Out 3 11:33:24 BRT 2002

> Me desculpe, mas a sua colocação não ficou clara...
> Antena como aterramento?

é.. não ficou claro..

vamos lá:

Como funciona o para raios: o sistema de para raios oferece o "melhor caminho" para a descarga eletrica do raio;
*se* o sistema de para-raios não estiver bem dimensionado *ou* não tiver manutenção adequado, a instalação de uma antena (juntamente com o cabo coaxial "decendo") pode vir a oferecer esse "melhor caminho":

quando "cai um raio" a corrente 'desce' pelos cabos de cobre do para raios *e* pelo cabo coaxial da antena. Lembrando que um raio é uma descarga de altissima energia, 0,00001% dessa energia pode ser suficiente para queimar (literalmente) seu equipamento

Muito pior: uma antena instalada em local errado (p.ex: mais alta do que o para-raios) pode vir a funcionar como se *ela* fosse o para-raios !! imagina o que acontece....

> Até pode ser, mas ainda acho que o melhor é fazar um
> curso de Wireless/RF. Saber como as coisas funcionam
> é muito melhor.

Para para-raios existem excelente publicações da propria Embratel.
Meu "livro de cabeceira" é

Telecomunicações: Sistemas de Energia
A.Ferreira da Silva e O.Barradas
Embratel
editado pela LITEC

Tem tudo que se imagina sobre aterramentos e para-raios..

A experiencia (mais de 20 anos trabalhando com transmissao de dados via RF) me ensinou que que um bom instalador de antena-coletiva (especialmente de pequenas e antigas empresas) é capaz de instalar uma antena de RF (um AP, p.ex.) com mais de 99% de certeza de 'sobreviver' a raios
Esse pessoal vive disso !! já instalaram centenas de antenas; já viram instalações que 'queimam' no primeiro raio e instalações que 'sobrevivem' vários anos.... sabem, pela prática, o que pode e o que não pode fazer.....

Para RF propriamente dita, não existe 1 livro de referencia ! existem centenas...
O site que sugeri, em outra mensagem, tem um bocado de referencias.

[]s

--
Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br