[FUGSPBR] Performance de NAT/Firewall

Norikuni Kofuji msx em kofuji.no-ip.org
Seg Out 7 01:16:39 BRT 2002

Oi,
eu usava um 486DX4-100 como firewall/nat ateh uma semana atras.
Funciona bem, a taxa de utilizacao de cpu ficava em algo em torno de 50%
nos momentos de maximo download. Maximo download = 150Kb/s.
Essa maquina eh um NEC PC9821. E ela utiliza barramento C-BUS
(compativel ou semelhante com isa, referente a software).
O novo firewall/nat eh um P133 (ibmpc), com placas de rede PCI.
Agora consigo download de 200Kb/s.
Em varios faq's/howto's diz que dah pra ter um nat/firewall em maquinas
486 pra redes 10mbps. Eu vi ateh 386! Suponho que o gargalo no meu caso
era do barramento das placas ethernet. Agora, como saber se consigo
utilizar totalmente a banda do meu link (ADSL 1.5Mbps)?
Outra, eu uso nat, port forward e firewall interno do ppp. Isso porque
eu acho que um processo, consome menos recursos que dois ou mais
processos. Isto eh verdade? Explicando melhor, usando os recursos
internos do PPP tenho performance superior a usar processos separados
como natd e firewall do kernel? Ah! Considerando um equipamento com
poucos recursos, 16Mb RAM, 250Mb HD, CPU 486...

Agradeco qualquer comentario ou dica.

[]'s
Nori