[FUGSPBR] Ref.[LDAP] Implementacao

nelio nelio em walk.com.br
Seg Out 7 09:09:15 BRT 2002

Srs(a),

Gostaria de chamar os amigos a me ajudar com este *probl*
que pode virar mais um avanco para a comunidade Brasil.

Vejam :

Na versao 4.6.2 do FreeBSD (ult. estavel ateh entao,
corrijam-me se eu estiver enganado) o LDAP nao eh implementado
para rodar junto com as funcoes : getpwent, getpwnam, getpwuid
e outras da libc.

Ai vao me perguntar, ta, e dai ?

Bem, desta forma, qdo vc implementa o o pam_ldap, ele vai
autenticar o usuario no seu sistema freebsd (corretamente)
porem, qdo programas como :

 -) samba
 -) ftp
 -) telnet

e outros solicitarem pelas informacoes do usuario atraves dos
comandos getpwnam, getpwent, getpwuid e outros, nao irah encontra-lo.

Desta forma, estes programas nao iniciaram *sessoes* de usuario.

E o que quero propor eh simples, que tal implementarmos estas
funcionalidades dentro do FreeBSD e enviarmos para a Berkeley ?

Nao sei, mas acho que pode ser um passo interessante, e vejam,
funcionaria muito parecido com o que o NIS eh hj.

Com uma diferenca brutal no fator de portabilidade, pois o LDAP,
pode ser muito melhor configurado do que o NIS,..

Fico no aguardo de um retorno da comunidade, por acreditar
que este eh um projeto interessante, e que muitos administradores
de sistema como eu vao poder utilizar isto de forma muito produtiva
em seus servidores,...

[]'s

Nelio Souza Santos Filho
Departamento de Internet