[FUGSPBR] Comandos FreeBSD

VITOR FRANCISCO CUNHA DE MATTOS vitor.mattos em siemens.com.br
Qua Out 9 14:39:47 BRT 2002

Acho que no site:

http://www.ugu.com/ <http://www.ugu.com/>    Vc deve encontrar o que procura.

-----Original Message-----
From: João Paulo Andrade [mailto:joaopaulo em unimetro.com.br]
Sent: Wednesday, October 09, 2002 10:25 AM
To: fugspbr em fugspbr.org
Subject: [FUGSPBR] Comandos FreeBSD

olá,

gostaria de ter acesso a uma listagem de comandos FreeBSD.

por exemplo: passei um email ha poucos instantes perguntando sobre

"como dividir um grande arquivo em vários arquivos pequenos". Eu já

imaginava que existiria um comando (fui informado por Edson que seria  o

comando 'split' ) em Freebsd para resolver essa questão.

Meu problema é: como saber que o comando split realiza essa função se

eu não que o comando split existe?

Existe um listagem de todos os comandos freebsd e suas funcionalidades?

Sei que existe uma listagem de comandos básicos na www.freebsd.ag.com.br ,

mas os comandos básicos eu já sei.

Me considero um usuário nível médio em FreeBSD e me bato sempre

em pergustas como essa: "como saber um nome de um comando em freebsd".

Depois que eu sei o nome de um comando, eu dou um man e me viro.

Obrigado pela ajuda e desculpem se eu viajei demais. :)

Joao Paulo

Salvador -Ba