[FUGSPBR] Comandos FreeBSD

Marcio Merlone mm em surf.com.br
Qua Out 9 16:03:05 BRT 2002

João Paulo Andrade wrote:
> olá,
>
> gostaria de ter acesso a uma listagem de comandos FreeBSD.

Não só o FreeBSD mas nos outros tb, conheça os comandos "makewhatis" e
"apropos". O primeiro constrói uma base de dados de palavras-chave que é
consultado pelo segundo. Por exemplo, depois de rodar o makewhatis, eu uso:

apropos file
apropos split

Daí vai tb um pouco de conhecimento de inglês, o split quer dizer
exatamente dividir. Mesmo sem saber que o comando é split, sabendo que
split é dividir em inglês eu usaria o apropos split. Mas como já gerou
guerras em todas as listas, o inglês _sempre_ ajuda.

Com isto vc consegue descobrir muita coisa.

[ ]'s

--
Marcio Merlone