[FUGSPBR] problemas ao instalar e rodar java e/ou aplicativos

usina hydra usina em hydra.com.br
Qua Out 16 09:20:53 BRT 2002

pessoal da lista:

após diversas pesquisas e tentativas frustadas, recorro a vocês:

estou bastante confuso quanto ao uso do java no free:

1 - preciso instalar a versão linux e emular?
2 - preciso instalar a versão linux para dar bootstrap e depois instalar
uma versão java para o free?
3 - a última versão do jdk existe para o free?
4 - ao tentar compilar aparece um êrro relacionado a javax.sound
5 - diante de todo o exposto acima, minha instalação do openoffice
"miou"

caso o assunto já tenha sido exaustivamente discutido anteriormente,
peço que me apontem os links.

obrigado, karma